quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O que é um DJ?


Pensei sobre este artigo porque gostaria que as pessoas aqui em aracaju e no Brasil despertem e percebam que um bom DJ não é formado por apenas boa técnica. Técnica, alias, é uma das qualidades menos importantes para um grande DJ. Assim, quem estiver interessado, prossiga.
O que exatamente um DJ faz? Ele destila ou purifica qualidade musical. Ele seleciona músicas ou gravações e através delas cria uma performance improvisada de acordo com o tempo, o lugar e as pessoas. Numa festa ou clube, o DJ não está apenas tocando uns discos, ele está criando uma atmosfera, gerando sentimentos e respondendo à reação das pessoas. Um DJ médio tem a capacidade de mexer no humor das pessoas dançando, um DJ excepcional é capaz de fazer uma pista inteira se apaixonar.
Mas como o DJ consegue fazer isso? Fácil: Ele conhece música mais do que qualquer um na pista de dança. Alguns DJs chegam a conhecer mais sobre um determinado estilo do que qualquer outra pessoa no mundo. Ou seja, em primeiro lugar um bom DJ é um colecionador de música, um colecionador totalmente viciado em discos. Alguns diriam que um DJ não passa de um bibliotecário, talvez com mais glamour.
O bom DJ também consegue atingir a pista com música nova e desconhecida (que não precisa ter sido produzida na semana passada, mas pode ser um disco obscuro, perdido durante os últimos 20 anos). Pois, qualquer um conseguiria fazer a pista dançar, tocando um hit ou uma música bastante conhecida, mas será que qualquer um consegue fazer o mesmo tocando uma música que a pista nunca tenha ouvido antes?
Os ótimos DJs se interessam em mostrar, ou melhor, em compartilhar música com as pessoas. Eles chegam a tornar-se pregadores, espalhando a palavra do que consideram boa música.
O pessoal tupiniquim costuma confundir a arte do DJ com qualidades técnicas como mixagens suaves e imperceptíveis, mudanças rápidas, mixar com 3 toca-discos… Acham que quanto mais o DJ parecer ocupado, trabalhando com as mãos, mais criativo ele é. Muitos DJs ganham fama fazendo isso. Uma espécie de show ou demonstração de qualidades técnicas. Entretanto, um ótimo DJ é capaz de balançar uma pista no mais primitivo dos equipamentos, apenas escolhendo uma seleção de faixas adequada, e com algum conhecimento do sistema de som e sua equalização. Na verdade, alguns dos maiores DJs que já existiram eram apenas razoáveis em suas mixagens, como as gravações de Ron HardyLarry Levan e tantos outros mostram. Um ótimo exemplo é David Mancuso, que com suas festas privadas em lofts de Nova York basicamente fundou a Disco (que por sua vez daria vida ao hip-hop, house, e praticamente todas vertentes dançantes de hoje em dia. Ele será assunto de artigos futuros neste blog). Mancuso simplesmente não mixa as faixas, ele deixa cada uma tocar do começo ao fim.
Ou seja, a arte do DJ não está apenas em mixagens precisas, está muito mais em encontrar músicas interessantes, fantásticas, e toca-las no momento certo. Ter sensibilidade e comunicação com seu público. Assim, um DJ nunca é melhor ou maior do que seus próprios ouvintes. Então, um DJ é um colecionador, um pregador musical, um técnico de som e alguém que tenta transmitir emoções através de uma seleção de discos.
A visão descrita acima não é apenas minha, mas é compartilhada por milhares de pessoas pelo mundo. Este texto foi inspirado na recente leitura do livro Last Night a DJ Saved My Life, da onde algumas partes acima foram retiradas.

Musica Eletrônica, história, definições, estilos e vertente


Música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos electrónicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores ou softwares de composição. A forma de composição é geralmente intuitiva e muitas vezes pode ser feita até mesmo por pessoas com pouca experiência musical. Os softwares são desenvolvidos de forma a facilitar a criação.



Por sua história passou de uma vertente da música erudita (fruto do trabalho de compositores visionários) a um elemento da música popular, primeiramente bastante relacionado ao rock e posteriormente discernindo-se como um gênero musical próprio (principalmente relacionado com a música popular nos sub-estilos considerados dançantes tais como o techno, acid, house, trance e drum 'n' bass, desenvolvidos a partir do auge da música disco no final da década de 1970). Actualmente existem várias ramificações do estilo, tanto eruditas como populares.


Originalmente relutada por ter sua tecnologia evoluída muito mais rapidamente que sua estética, só passou a ter princípios e tradição após a Segunda Guerra Mundial, com o trabalho de franceses na música concreta e de alemães na Elektronische Musik.
Fonte: Wikipedia


Para conhecer um pouco sobre cada estilo ou vertente, veja esse site, onde alem de descrever trás também exemplos de musicas.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estilo de musicas dos jovens




Estilo de musicas dos jovens
Hoje em dia os jovens estão diferentes, não tem os mesmos gostos dos jovens de antigamente, os jovens de hoje tem um estilo bastante alternativo, e é muito legal ver as novas musicas que estão agradando cada um desses jovens mais modernos que gostam de ouvir músicas diariamente para ficarem mais animados. As melhores músicas de hoje em dia costumam dar um animo maior para aqueles jovens que fazem várias tarefas ouvindo alguma música do seu gosto, por isso que nenhum jovem gosta de ficar muito tempo sem ouvir algumas das melhores músicas.
Hoje em dia o estilo de músicas do jovem está totalmente diferente, os jovens preferem músicas mais agitadas, as músicas mais ouvidas são rock e psy, hoje principalmente o psy que virou febre entre milhares de jovens que procuram ir nas baladas por causa dessa música bastante agitada que além de animar dá mais ritmo na hora de dançar ao som de qualquer música de psy. Os jovens de antigamente não gostavam tanto dessas músicas que só tinham batidas, muitos gostavam daquele rock mais animado cantado por bandas conhecidas que ainda fazem sucesso.
Mas já os jovens que não gostam muito de musicas agitadas preferem musicas melancólicas como da banda fresno e nx zero, ou então o mais novo estilo sertanejo universitário, e esse estilo está ganhando cada vez mais espaço na vida dos jovens que criticavam esse gênero de música. O sertanejo universitário tem um estilo mais moderno que já agradou milhares de jovens brasileiros, quem já ouviu uma única música de sertanejo universitário está ouvindo outras músicas desse mesmo gênero musical de sucesso.
Os jovens que gostaram do sertanejo universitário podem procurar pelas músicas do Luan Santana, Victor e Léo, César Menotti e Fabiano, Fernando e Sorocaba, Jorge e Mateus e muitos outros que só sabem cantar músicas desse gênero que conseguiu conquistar com facilidade milhares de jovens brasileiros. Esses jovens só não podem esquecer de ouvir outras músicas do momento, sejam elas de axé, pop, rock, country e outros estilos de músicas que também fazem sucesso.

Como curtir uma festa sem estresse!



... carnaval e o folião só pensa em festa, mais alguns cuidados devem ser tomados para evitar aquele estresse durante a folia!Sabe aquela festa de rua ou do seu artista favorito que você está esperando dias e dias para vê? Então, depois que frequentei várias festas e shows cheguei as seguintes regras básicas que vão fazer sua festa ser bem mais divertida e te poupar de vários estresse.

Regras:
*Pretende ir de carro? É bom chegar mais cedo para estacionar com mais facilidade e não correr o risco de ficar um tempão procurando lugar e perder uma parte da festa.
*Acha que não tem forças para ficar na muvuca? Então nem tente, você pode ver de outros lugares mais tranqüilos também ou pelos telões
*Leve apenas a xerox autenticada da identidade, para não correr o risco de perder o original.
*Bolsa nem pensar!
*Dinheiro? Só a quantia que pretende gastar e uma reserva, mas lembre-se: tudo é mais caro em shows, desde a água até o estacionamento.
*Celular é melhor deixar em casa. Você não vai conseguir ouvir nada com o barulho da festa e por mais tranqüila que a festa seja, você ainda corre o risco de perder ou ser roubado.
*Vá de tênis, pois é bem mais confortável.
*Se tiver cabelos compridos, leve alguma coisa para prendê-los. Lembre-se que seus cabelos podem incomodar outras pessoas e até você mesmo.
*Tente se afastar de brigas ou tumultos, em lugares muito cheio o empurra-empurra é inevitável.
*Não se esqueça dos ingressos ou abadá se for necessário para a entrada na folia!
* E o mais importante de tudo, não se esqueça de levar a CAMISINHA!

... pronto! Dicas dada, agora é só curtir muito a sua festa!